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Em meio a tantas mudanças sociais que vêm acontecendo desde que a pandemia de COVID-19 se espalhou pelo mundo, o mercado de telecomunicações também sentiu esse efeito. A transformação na rotina das pessoas é o destaque quando se fala nos impactos sentidos em 2020, que aconteceram em todos os setores.
Do mesmo modo, as demandas profissionais também se reconfiguraram devido à crise. Telecom, como se sabe, é um segmento que acompanha de perto os novos perfis de comportamento e consumo na sociedade.
No artigo que preparamos, você vai se aprofundar no assunto e saber o que mudou no ano passado, além das perspectivas a partir de agora. Aproveite a leitura!
Em meados de 2020, o mercado de telecomunicações se viu cercado por necessidades inéditas e urgentes, o que acelerou o ritmo das atualizações. Tanto no setor corporativo quanto nas tarefas profissionais, a pandemia aumentou o uso das ferramentas digitais e a velocidade das respostas.
Compras online e acessos a plataformas de streaming são algumas das atividades que ganharam força no ano passado. Com o aumento do trabalho remoto, plataformas informativas e comerciais se mostraram viáveis para os consumidores, sinalizando as transformações permanentes que podem ser percebidas hoje. Uma delas, sem dúvida, é a criação de ferramentas mais práticas para o cotidiano.
As compras se tornaram mais ágeis, e os meios de pagamento atuais utilizam tecnologia inovadora. Reconhecimento, identificação e indicações personalizadas são outros exemplos. No mercado de telecomunicações, o princípio é o mesmo: o crescimento se deu em ritmo acelerado, criando ferramentas novas e adaptando as já existentes.
Para o setor de telecom, as redes foram expandidas para suprir a nova demanda de dados e estrutura. Adaptações foram feitas e puderam oferecer conexões de melhor qualidade, sentidas em smartphones, tablets e outros dispositivos. A principal diferença se deu em relação à prioridade das telecomunicações na sociedade, que passou a ser vista como indispensável.
Atualmente, essas soluções são vistas como essenciais em variados segmentos. Conectando familiares, colegas de trabalho, profissionais da medicina e outros, o mercado de telecomunicações se mostrou primordial. Se, antes, os dados e conexões eram vistos como algo parcialmente necessário, esse panorama mudou completamente e justificou investimentos elevados.
Portanto, o perfil do público consumidor mudou. Em momentos de lazer ou mesmo trabalho, as pessoas agora fazem mais uso de dados e se tornaram mais exigentes. Até mesmo o tráfego de voz, que vinha diminuindo e perdendo espaço para outras ferramentas, passou a ser mais utilizado em 2020.
A quantidade de aparelhos em funcionamento também aumentou, ampliando permanentemente o mercado de telecomunicações. A amplitude de serviços oferecidos nos meios digitais também cresceu, de bancos a delivery e educação. Com acesso de qualquer lugar, compensaram o fechamento dos estabelecimentos físicos, exigindo uma melhor performance das operadoras.
As perspectivas para o mercado de telecomunicações no pós-pandemia envolvem a manutenção dos hábitos e das inovações tecnológicas, uma vez que estes já se mostram enraizados no cotidiano das pessoas. O trabalho home office e o novo perfil do consumidor mudaram a dinâmica da procura por soluções digitais, automatizadas e personalizadas.
Com isso, espera-se que o segmento siga em expansão na oferta de serviços e na estrutura física, para que a demanda seja adequadamente suprida. A customização é um diferencial competitivo que deve se manter, assim como os recursos baseados em inteligência artificial. A velocidade da conexão é outro fator a se destacar a partir de 2021.
O mercado de telecomunicações foi um dos que mais mudou em 2020. Para acompanhar a busca por agilidade e digitalização, os serviços virtuais cresceram, e a conexão se tornou mais veloz. Hoje, são mais dispositivos conectados e uma oferta de soluções frequente e cada vez mais qualificada, aprimorada pela tecnologia e pela inteligência artificial.
A maior demanda por serviços qualificados e ágeis impulsionou as mudanças notadas no mercado de telecomunicações. Além do segmento B2C, o B2B também se beneficia das transformações que ocorrem com a massificação da tecnologia, determinante para as trocas e negociações unicamente comerciais.