Leia o artigo abaixo
A informação é a sua melhor ferramenta para economizar. Hoje nós vamos conversar sobre o inventário de telecom, uma forma de gestão que ajuda no corte de gastos desnecessários e ainda traz maior lucidez em relação às contas da sua organização.
Tem mais, também queremos explicar elementos da gestão telecom, de forma que você entenda melhor quais são todos os fatores que envolvem este assunto. Contudo, não será um artigo pesado, repleto de termos técnicos e complicados. Nosso objetivo é trazer para você informações úteis, de maneira prática e direta.
Então, vem ver de perto o que nós temos a falar sobre o inventário de telecom. Fique confortável e aproveite a leitura
O inventário de telecom é o processo que mantém um registro de todos os recursos usados em um ambiente de telecom, ou seja, é uma parte do gerenciamento de ativos e de custos de telecomunicações.
O inventário de telecom não só te ajuda a controlar seus ativos, como também os gastos envolvendo estes ativos e os demais problemas.
Apesar de não serem novidades no setor, os sistemas de inventários de contratos se tornaram um tópico importante em telecomunicações. Isso porque, a alta dinamicidade das redes expõe a dificuldade dos sistemas tradicionais de lidarem com a grande quantidade de dados que precisam ser processados.
Com a evolução das tecnologias de informação e comunicação, não há como negar a importância dessa ferramenta, que também precisa se adaptar para acompanhar as necessidades do mercado.
A gestão eficiente de uma rede garante não só a qualidade na entrega de serviços, como também o retorno financeiro. Uma vez que o maior recurso das operadoras hoje é a capacidade, que está intrinsecamente atrelada com o entendimento do que existe na infraestrutura e como os elementos estão funcionando.
O controle do inventário possibilita à empresa ter clareza quanto às informações das suas faturas de telecom e como estes recursos estão sendo utilizados pelos funcionários. Além disso, proporciona maior autonomia sobre os custos totais em telefonia da organização, por meio de uma gestão holística e estratégica.
Enxergar o todo é fundamental para cortar gastos desnecessários.
O inventário faz parte de um processo maior denominado “gestão de telecom”. Nos próximos tópicos, nós vamos expor algumas das principais vantagens que essa gestão traz para as empresas. Confira.
Uma base única centralizada com o inventário é fiel à realidade de todos os ativos de telecom. Isso se reflete em duas vantagens:
Uma das razões mais importantes em ter um inventário de telecom completo e atualizado é a capacidade de antecipar problemas e tomar decisões estratégicas.
Com o controle dos ativos você poderá identificar pontos que necessitam de ajustes antes que ocorram problemas ou faltas. Dessa forma, será possível agir com antecedência para evitar a indisponibilidade dos serviços que sempre resulta em perda de produtividade e lucro.
A gestão dos recursos de telecom por meio do inventário também permite a identificação dos melhores momentos para realizar revisões preventivas ou, ainda, manutenções corretivas no estágio inicial dos problemas, antes que consequências mais graves aconteçam.
A falta de investimento em segurança resulta em perdas financeiras substanciais decorrentes de:
A ausência de uma gestão de telecom resulta em problemas como:
As soluções oferecidas para gestão de telecom são projetadas especialmente para reduzir custos e gastos indevidos.
As empresas conseguem, devido ao simples fato de realizar uma boa gestão de telecom, capturar todos os custos associados ao processamento de despesas despesas de telecomunicações e até mesmo otimizar os próprios gastos.
Isto é realizado por meio de uma série de atividades, que vão desde a verificação de cobranças, disputas de cobrança e alocação de centros de custo. Ao descobrir essas despesas desnecessárias e validar as taxas, há melhorias incrementais nos custos de telecomunicações, que podem se traduzir em lucros melhorados.
Sua empresa assina contratos de serviços em telecomunicação com outras companhias. Entretanto, o que dizem estas cláusulas? Algo vai contra a regulamentação da Anatel, custa caro ou representa prejuízo ou atraso para a empresa?
A gestão de telecom revê todos estes contratos e busca renegociações em caso de ofertas mais vantajosas para o seu negócio. Contratos são complexos e extensos, assim, um profissional leigo na área pode ser enganado facilmente.
Perceba que o inventário está intimamente associado com a gestão dos seus serviços e contratos de telecom.
Quer saber como economizar? Então continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre as principais estratégias para poupar dinheiro nos serviços de telecom da sua empresa.
Agradecemos a leitura e até a próxima.