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Que tal um processo capaz de gerenciar o telecom e ao mesmo tempo garantir que a sua equipe tenha tempo para se dedicar em inovação e desenvolvimento? Este é o papel do NOC.
Uma novidade que vem sendo implementada nos últimos anos e já transformou os processos de diversas empresas.
Hoje nós vamos falar sobre o NOC, como ele é colocado em prática, quais são os seus tipos e quais são as principais vantagens da sua utilização.
Então, fique confortável e aproveite a leitura.
NOC é o Centro de Operações de Rede, uma estrutura com profissionais especializados que realizam o monitoramento e também a gestão de todos os eventos de telecom da sua empresa. A principal vantagem dessa estrutura consiste em ter profissionais com conhecimentos focados principalmente em administração das redes, assim realizam o monitoramento dos alertas gerados pelos ativos.
Deste modo, a equipe deve atuar com processos bem definidos, tendo o objetivo de manter o ambiente o mais estável possível.
O NOC é responsável pela execução de scripts para estabilização de incidentes de maneira imediata. Também gera conhecimento documentado, tudo para que a estrutura aprenda com o histórico de eventos. Ou seja, trabalhando com relatórios de melhorias necessárias para o futuro.
Normalmente, os relatórios são de:
Para falar apenas de algumas ferramentas utilizadas por uma equipe de NOC na sua atuação.
O foco será sempre evitar problemas futuros a partir de conhecimento existente. Com isso, os profissionais também realizam rotinas específicas ao ambiente para garantir a segurança das informações.
Atividades rotineiras de backup e atualização de licenças e softwares de segurança são bons exemplos de algumas tarefas mais comuns de um NOC. Agora vamos falar sobre os dois principais tipos.
O NOC pode ser interno ou terceirizado (externo), sendo que o segundo modelo é substancialmente mais barato, quando comparado com a implantação de um NOC interno.
Outro fator interessante na terceirização é a disponibilidade da equipe interna em assuntos estratégicos para o negócio. Ou seja, a equipe ficará alocada na empresa contratante, mas focando apenas nos eventos de telecom.
O que traz uma vantagem interessante. Perceba: quando o ambiente de telecom é corretamente monitorado, a disponibilidade dos serviços aumenta e a equipe interna (da própria empresa) ganha mais tempo para se dedicar ao negócio e levar inovação à organização.
Pense no NOC como uma equipe de técnicos e profissionais que estão ao redor de um piloto de fórmula 1. Eles fazem todo o trabalho para que o talento do piloto seja concentrado apenas na execução das provas.
Com o NOC externo (terceirizado) sua empresa não precisa de uma equipe interna de monitoramento, possibilitando que os profissionais dessa área se concentrem no core business.
Independentemente da escolha, um bom serviço de NOC é indispensável para o funcionamento e a segurança das operações.
A melhor maneira para escolher uma boa empresa prestadora do serviço de NOC, é buscar por opções que ofereçam um catálogo completo de serviços. Por exemplo, se a sua empresa tem várias prestadoras de serviços contratadas, isso poderá dificultar a gestão e a otimização da Infraestrutura de telecom.
Por outro lado, com a centralização dessas ações em apenas um fornecedor, haverá facilidade para o gerenciamento e aumento na agilidade de resposta aos problemas, assim como na prevenção contra incidentes.
Então, podemos dizer sem ressalvas que ter apenas uma empresa para gerenciar e cuidar de todos os serviços necessários para a manutenção e segurança de sua infraestrutura de telecom aumenta a eficiência do serviço.
Vamos mostrar as principais vantagens ao longo do artigo. Veja.
Agora que já conversamos brevemente sobre como um NOC funciona, queremos mostrar para você quais são as principais qualidades do NOC externo e por que ele faz tanto sucesso.
Implementando um NOC, você conseguirá atingir dois resultados: a economia de tempo na gestão de telecom e também a redução de custos globais. Tudo isso se traduz no aumento da eficiência geral do setor de tecnologia interno da sua empresa.
Como dissemos, com isso, a organização poderá aplicar novos investimentos em inovações que tragam resultados para o seu negócio. Deixando o funcionamento de telecom para profissionais treinados.
O acompanhamento constante do seu ambiente de telecom evita o desenvolvimento de problemas maiores, já que eles são identificados logo no início. O que é fantástico, pois, quando há uma indisponibilidade no link, por exemplo, o tempo de resposta é crucial para a contenção dos danos. O mesmo ocorre quando qualquer outro problema de telecom se desenvolve no sistema.
O acompanhamento ininterrupto da equipe de NOC permite que sua empresa tenha menos danos financeiros e estruturais, já que terá sempre uma equipe agindo de forma direta na resolução dos problemas.
O monitoramento por meio do modelo NOC está presente em grandes empresas já há um certo tempo, principalmente àquelas que possuem uma rede complexa.
Contudo, as pequenas e médias empresas estão iniciando na percepção da importância deste monitoramento. Tem mais, muitas já sabem de todas as vantagens que ele pode trazer em relação às demais.
Como o NOC garante que os serviços, os sistemas e a própria equipe, estejam disponíveis e atuando de forma eficiente. Isso dá uma vantagem competitiva sobre a concorrência.
As vantagens mostradas neste artigo se traduzem em um ponto incrível: a redução de interrupções.
E como mostramos, isso permite que a sua empresa siga trabalhando da melhor forma possível. E sem precisar de pausas constantes para resolver problemas que podem ser antecipados e previamente solucionados.
Para implementar uma estratégia NOC você terá que se focar em três pontos:
O planejamento trata da visualização de quais serão as etapas necessárias para a gestão de telecom do seu ambiente.
Já a análise cuida do processo em si, avaliando como o sistema está funcionando, por fim, a resposta é a medida exata da atuação dos profissionais frente à uma urgência.
Quer saber como implementar um NOC sem problemas? Então acesse o nosso site e entre em contato conosco .
Agradecemos a leitura e até a próxima.