Leia o artigo abaixo
O tarifador telefônico já foi uma ferramenta importante, sobretudo para as pequenas e médias empresas. Entretanto, com o avanço dos serviços móveis, será que ele ainda é necessário nas organizações?
É sobre isso que nós vamos conversar hoje.
Trouxemos um artigo completo, explicando como o tarifador telefônico funciona. Tem mais, você vai descobrir se a sua empresa realmente precisa de um. Também queremos explicitar por quais razões o tarifador pode estar completamente desatualizado para o seu caso.
Então, fique confortável e aproveite a leitura!
A gestão de telecom é importante para as empresas, principalmente de pequeno porte, que contam com um poder de investimento mais limitado.
Toda empresa possui gastos, isso é um fato. Porém, esse é um fator ainda mais preocupante em empresas menores, já que um gasto um pouco mais alto do que o esperado em determinado setor já pode colocar todo o orçamento a perder.
Para evitar esse tipo de problema, são adotadas políticas de economia de energia elétrica, consumo de água, suprimentos e materiais de escritório, entre outros. Porém, a telecomunicação é um assunto que quase sempre fica em segundo plano.
Não é nem por mal que isso acontece, mas sim porque as empresas geralmente não sabem da existência de sistemas que podem ajudar a controlar os gastos com telefonia.
Então, surgiu o tarifador telefônico como uma solução para isso.
Até que as coisas mudassem. Você já vai entender.
O tarifador telefônico é um software que controla os custos oriundos da rede de telefonia da empresa. Com ele é possível gerir todas as ligações feitas pela e na empresa.
“Mas no que isso difere de uma simples fatura da operadora de telefonia?”
Em muito: o tarifador identifica até mesmo quais são os operadores responsáveis pela realização de cada chamada, quanto tempo durou, quanto foi cobrado por ela, etc.
Lembrando que eles são eficientes somente em operações com telefones fixos. E aí que vai surgir a grande questão.
Desse modo, tornava-se fácil monitorar os gastos da empresa com telefonia, detectar qualquer tipo de desvio ou utilização desnecessária, setores responsáveis pelos maiores gastos, etc.
Mas hoje, os vendedores e todos os setores de operações de uma empresa deixaram de usar os telefones fixos e estão cada vez mais concentrados em smartphones e dispositivos móveis.
Por essa razão, o tarifador perdeu força.
Muitas pessoas não se dão conta de que cada ligação alheia ao trabalho feita por meio de um telefone empresarial gera um custo desnecessário para a empresa.
Entretanto, quando não há uma política clara do que pode e o que não pode ser feito ou ainda quando o gestor não encontra nenhuma forma de mensurar essas informações, a tendência é que os problemas continuem sem solução.
É justamente por isso que se promove a importância do controle das ligações. O que antigamente era feito pelo tarifador, hoje pode ser feito por uma gestão de telecom. Um processo mais completo, preciso e eficaz.
Não se trata de intimidar os funcionários para que eles não utilizem os serviços de telefonia de forma desenfreada, mas entender as reais necessidades de cada setor.
Assim, para que os responsáveis pela gestão de empresas possam calcular o centro de custos de uma companhia, essas informações são essenciais. Então, sai de cena o tarifador, entra em cena a gestão.
Agora vamos conversar sobre as principais vantagens da gestão de telecom, em comparação com o tarifador telefônico, para a sua empresa. E como ela pode impactar diretamente os números no final do mês. Veja.
A ideia do tarifador telefônico é dar para você o controle das ligações feitas em telefones fixos e linhas específicas. E aí que surge o problema. Com os avanços da tecnologia, os profissionais estão trabalhando com diversas linhas.
Já a gestão de telecom faz uso de inúmeras ferramentas, e os resultados de custos das ligações são imediatos, assim você pode analisar com suas equipes ou gestores e tomar decisões imediatas:
Como podemos observar, boa parte das soluções podem ser tomadas ainda com o mês em curso, sem precisar aguardar a conta chegar, e desta forma evitando que o custo indevido aumente.
Outras vantagens incluem:
Você sente que a sua empresa pode economizar nos serviços de telefonia, mas já sabe que seus profissionais vão usar linhas móveis e o número de telefones fixos não é tão importante no seu escritório. Então o tarifador perde espaço.
Além de tudo, a gestão telecom demonstra para todos os colaboradores como a empresa se preocupa com o bom fornecimento do serviço. Afinal de contas, a telefonia está disponível para que cada profissional seja capaz de usar como uma ferramenta na execução do seu trabalho.
Contudo, nós sabemos como é prejudicial quando alguns colaboradores usam por razões pessoais injustificadas.
Quer saber mais sobre gestão de telecom? Acesse o nosso site e entre em contato conosco. Estamos disponíveis para conversar e tirar todas as suas dúvidas.
Agradecemos a leitura e até a próxima.