Leia o artigo abaixo
Quais são os impactos da gestão de telecom na segurança da sua empresa? Hoje nós vamos mostrar como você pode economizar e ainda garantir que todas as informações da sua empresa estejam protegidas.
Já que a segurança é uma preocupação constante e cada vez mais empresas são vítimas de ataques de hackers, desenvolvemos este artigo para garantir que você tenha as informações necessárias para tomar as melhores decisões na sua organização.
Então, vamos conversar sobre gestão de telecom. Fique confortável e aproveite a leitura!
A gestão de custos de telecom ou simplesmente TEM é uma metodologia que atua no controle e redução de custos com os serviços de telecomunicação corporativa.
É responsável por trazer um controle efetivo de custos através de análises de utilização, contratos, faturas, gestão do inventário de telecom, benchmark de tarifas e negociações/contestações junto às operadoras para evitar cobranças indevidas nas contas.
A gestão de custos de telecom compreende o gerenciamento eficiente de todos os recursos, contratos, uso e custos de telecomunicação.
Um gerenciamento eficiente tem como objetivos atender:
Acima de tudo, esta relação é importante em mercados com margens competitivas. Portanto, evitar custos desnecessários é uma das partes mais importantes da gestão de telecomunicações.
Esse conceito tem como base os princípios de equidade, transparência, prestação de contas, conformidade e responsabilidade corporativa. Ele está diretamente relacionado à gestão, mas tem uma finalidade diferente, já que consiste em processos, leis e políticas que estabelecem a maneira pela qual a organização será controlada, dirigida e administrada.
Esse conjunto de elementos está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa, bem como ao relacionamento com stakeholders.
Quando aplicado ao contexto da TI, o seu objetivo é garantir o uso eficiente de recursos e suporte aos processos executados a fim de que a governança corporativa seja bem implementada.
Na prática, a aplicação desse conceito ajuda a gerenciar os projetos de telecom, que abrangem desde a telefonia móvel e fixa até a rede de transmissão de dados. Por meio dessa ideia fica mais fácil atingir as metas de prazo, custo e escopo, porque as ações são gerenciadas com mais maturidade.
Entre os modelos que podem ser adotados estão: ISO 31000, ISO 9000, COSO ERM, ISO 38500, ISO 27000, ISO 20000, PMBOK, MPS.BR, CMMI, Scrum e mais. O resultado da adoção desses frameworks é a agregação de valor ao negócio pela implantação de práticas internacionalmente recomendadas.
Por tudo isso, assim como ocorreu com a área de T.I, de alguns anos para cá, a necessidade de uma área específica de telecom ou de profissionais especializados para otimizar tantos serviços, fornecedores, processos, controles, auditagens, se tornou de extrema importância para garantir uma gestão eficiente de recursos.
Assim nasce o TEM (Telecom Expense Management), o EMM (Enterprise Mobility Management), e o MDM (Mobile Device Management), os quais são métodos disponíveis para serem aplicados nas pequenas, médias e grandes empresas.
Hoje existem empresas especializadas, que assumem a área de telecom, como a Tel&Com, absorvendo o operacional e estratégico, trabalhando como uma engrenagem entre “empresa x fornecedores”, “empresa x colaboradores” e “empresa x processos/custos”, desafogando significativamente toda uma equipe e a direcionando para uma excelência em resultados.
Agora você já sabe como a gestão de telecom é fundamental para a segurança de uma empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo dicas, notícias e novidades sobre o tema.
Agradecemos a leitura e até a próxima!